terça-feira, 21 de dezembro de 2010

HIERARQUIAS ANGELICAIS

De acordo com a Angelologia (estudo teológico dos Anjos), os seres angelicais pertencem a uma linhagem espiritual distinta da linhagem dos homens.

Os Anjos têm a sua origem diretamente ligada a segunda energia da criação: o Raio do Amor/Sabedoria, enquanto que os homens são originários da terceira energia criativa: o Raio da Inteligência Ativa.

Os Anjos são emanações do profundo amor do Criador, representando o aspecto Yin, passivo, maternal e amoroso da criação. São as formas-pensamento da Divindade Criadora, o que quer dizer que a vontade amorosa do Logos se expressa através da atividade de um Anjo ou de um ser pertencente à Hierarquia Angélica.

Os seres angélicos representam a Inteligência Divina determinando amorosamente a estruturação de todas as coisas, desde um pequeno átomo até a organização do Universo. São os guardiões dos arquétipos, são perfeitos, não possuem o livre-arbítrio (não precisam escolher entre o perfeito/imperfeito, a alegria/tristeza, o amor/ódio, a luz/trevas, a doença/saúde ou o bem/mal, pois vivem na eterna perfeição, alegria, abundância, saúde, luz, paz) e não julgam nenhum ser porque são a mais pura expressão do Amor Divino, que é incondicional.

A Hierarquia Angélica tem como função a distribuição da energia divina por todo o Universo através da canalização, triagem, da retransmissão e da ampliação da Luz.

“A hierarquia tem como fim possibilitar a semelhança e união com o Logos Criador. Faz com que seus membros sejam imagens perfeitas dEle sob todos os aspectos, espelhos transparentes e sem manchas, que refletem o brilho da luz primordial. Assim que seus membros recebem a plenitude de seu divino esplendor, transmitem generosamente a luz, conforme o plano do Criador, para aqueles que os seguem na escala hierárquica” - palavras de Dionísio, o Aeropagita em seu livro “De Coelesti Hierarchia”. 

Dentro da Angelologia tradicional, o Reino Angélico tem a sua atuação nos três planos da existência ou mundos (o superior, o intermediário e o inferior) e é dividido em nove famílias angelicais ou Coros Angelicais. 

As 9 Grandes Famílias de Anjos

Plano superior – Anjos de Pura Contemplação
Serafins
Encarregados de redistribuir os princípios da Vida para todo o Universo
Querubins
Tronos
Plano Intermediário – Anjos do Cosmos
Domínios
Encarregados de redistribuir a Energia Divina para todo o Sistema Solar
Potências
Virtudes
Plano Inferior – Anjos do Mundo
Principados
Encarregados de redistribuir a Energia Divina para o Planeta
Arcanjos
Anjos